Como foi com A primeira noite de um homem (The Graduate, 1967), Noivo Neurótico, Noiva neurótica (Annie Hall,1977), o primeiro filme do diretor Marc Webb, até então apenas um visionário e elogiadíssimo diretor de videoclipes, conquista o público com seu modo diferente de comédia romântica. Sem aquelas situações clichês e sem parecer tão sem nexo caso acontecesse na vida real, 500 dias com ela (500 days of summer) chega ao patamar dos filmes listados mais acima. E com certeza, já tornou-se um filão desse gênero e qualidade, tão escassos na telona nos dias de hoje.
Joseph Gordon-Levitt é Tom, um jovem criador de cartões comemorativos que conhece a garota do título original, Summer, fenomenalmente interpretada pela bela e meiga Zooey Deschanel, a nova funcionária da empresa em qual trabalha. Admirá-la durante o expediente passa a ser uma das atividades de Tom, apaixonando-se rapidamente.
Os 500 dias do título são magistralmente intercalados de forma não-linear, Marc Webb passeia pelo tempo provocando no espectador a ansiedade de como tudo aquilo irá acabar, sendo que somos comunicados logo no início: Este filme não é sobre o amor. E realmente não é. Tom ao aproximar-se de Summer, descobre uma mulher decidida e carinhosa, mais que não acredita no amor. Ela não supre em si a necessidade de uma companhia eterna ou um relacionamento duradouro. Roubando-lhe o primeiro beijo na sala de xerox da empresa, Summer entrega-se sem limites, informando logo em seguida que eles são apenas amigos, e que não quer nada sério.
A aproximação do casal é cada vez maior, provocando em Tom uma esperança de que Summer assuma o namoro e os dois possam viver juntos, o que não acontece. 500 dias com ela é sobre o "não", o romance existe, está lá, temos cenas memoráveis, os dois passeando por uma loja de sessões de móveis, como se fossem sua própria casa, em outro momento em um pic-nic uma brincadeira de Summer é ligeiramente desconfortante para Tom, mas nada de estranho, para um casal que vive seu ápice da paixão. E quando toda a paixão passa, a distância separa Tom e Summer.
Marc Webb foi um achado para os estúdios, logo após o sucesso de 500 dias com ela, fechou contrato para dirigir O espetacular Homem-aranha. Afinal, vivemos em um momento de que precisamos aceitar a verdade, e o cinema esta propondo isso que Webb acerta em cheio, 500 dias com ela é a história real de muitos casais que conhecem-se e pensam que o amor é para sempre, mas que as mudanças são necessárias e acontecem sempre. E que somente o destino coloca a pessoa certa na sua vida. Isso se você acreditar no destino, por que se não acreditar, chame isso de coincidência, igual ao protagonista deste belo, surpreendente e simples filme.


Nenhum comentário
Postar um comentário