Especial Oscar 2014: Melhor Ator

20 fevereiro 2014

Clark Gable, Marlon Brando, Charlton Heston, Jack Nicholson, Anthony Hopkins, e no ano passado pela terceira vez, foi Daniel Day-Lewis que saiu da cerimônia do Oscar com sua estatueta de ouro pelo prêmio de melhor ator. Ser reconhecido pela Acadêmia de Artes Cênicas Cinematográficas dos EUA, é o objetivo e o auge da carreira da maioria dos profissionais, que dedicam-se a emprestar suas performances para dá vida a personagens que façam mais que entreter o espectador, que emocionem a plateia, contando da forma mais brilhante possivel as histórias que estão sendo narrada em seus filmes. 

2014 é um ano dificil e feliz para os indicados ao prêmio, se receber a nomeação já é uma animação e sinal de reconhecimento, ser premiado então, dá up de 100% na carreira, é outro norte que se forma apartir de uma amplitude, merecida, pelo trabalho realizado. Estão nessa situação:

Christian Bale por Irving Rosenfeld em Trapaça

Bruce Dern por Woody Grant em Nebraska

Leornardo DiCaprio por Jordan Belfort em O Lobo de Wall Street

Chiwetel Ejiofor por Solomon Nothup em 12 Anos de Escravidão

Matthew McConaughey por Ron Woodroof em Clube de Compras de Dallas

OS POSSÍVEIS GANHADORES

Leonardo DiCaprio


Não seria prepotente afirmar que chegou a hora de Leonardo DiCaprio receber seu OSCAR. Indicado pela quarta vez, DiCaprio parece passar despercebido pela academia, o que já provocou críticas severas aos organizadores. O garoto de 39 anos tem comprovado sua qualidade como ator com as ótimas atuações nos seus últimos filmes: Inception (2010), J.Edgar (2011), Django Unchained (2012) e O Grande Gatsby (2013). 

Mas neste ano ele não passará a limpo, recentemente, DiCaprio ganhou o Globo de Ouro pelo seu personagem em O Lobo de Wall Street, no qual também concorre ao Oscar. Sendo o segundo Globo em sua carreira,  o primeiro foi pelo ótimo O Aviador. 

A rede de tv CNN em uma de suas reportagens sobre o Oscar deste ano, deixou escapar uma imagem onde aparece uma placa que indica Leonardo DiCaprio como o vencedor do prêmio, o que deixou muitos fãs do ator felizes, porém, segundo a Academia, a placa de identificação é feita com o nome de todos os indicados, e colocado na estatueta apenas no momento da premiação. Será? Caso, Leonardo ganhe, será tarde, ele merecia ter tido seu reconhemento a algum tempo atrás.


Matthew McConaughey


Este é o favorito!
Primeira vez indicado ao Oscar, o ator de 44 anos fez por merecer, no papel de Ron Woodroof em Clube de Compras Dallas, Matthew emprestou ao seu personagem mais do que a voz, sua performance exigiu-lhe o sacrificio da perda 20 quilos para viver um paciente com HIV positivo. O Drama baseado em fatos reais, se passa em 1985, época em que os medicamentos contra a doença ainda estavam em fases de testes, dificultando os tratamentos dos infectados.

Irreconhecível, Matthew e seu personagem vai além, somando a doença em seu corpo, Ron ainda é homofóbico e alcoólatra, elementos acrescentados a uma trama tão avassaladora, quanto a atuação deste grande ator. Dizem que a perda ou ganho de peso é a receita ideial para se ganhar um Oscar, se for verdade, Matthew fez muito mais, ele foi além, ele demonstrou o que um profissional é capaz de fazer pelo seu trabalho, o que um artista faz pela sua arte: doou-se por completo.

E OS OUTROS INDICADOS?


Bruce Dern

Bruce Dern já foi indicado ao Oscar por melhor ator coadjuvante em 1978 por Amargo Regresso. Em Nebraska, um lindo filme de Alexander Payne, Dern é Woody Grant um idoso alcóolatra que recebe uma carta dizendo que ele ganhou o prêmio de 1 milhão de doláres, começando um aventura ao lado do filho até a cidade Lincoln, Nebraska, onde deverá receber o prêmio.
Com uma atuação madura e dócio, Bruce Dern encanta, mas ainda não o suficiente para tirar de Matthew McConaughey o discurso de agradecimento.




Christian Bale

Com um Oscar e um Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pelo fantástico Dicky Eklund em O Vencedor, Christian Bale ganha seu espaço este ano com a indicação de melhor ator pelo vigarista Irving Rosenfeld em A Trapaça, ao lado de Amy Admas, também indicada para Melhor Atriz, os dois se profissionalizam em realizar golpes, até serem forçados a trabalhar junto a um agente do FBI.

Em A Trapaça, Christian Bale faz o seu melhor, sendo o grande destaque do filme, e realmente, o único merece a indicação. Conquistar o Oscar será outro grande impasse, que nem mesmo Irving conseguiria fraudar. 
          

Chiwetel Ejiofor

Já com o Bafta de melhor ator nas mãos, pelo mesmo trabalho que concorre ao Oscar, Chiwetel tem seu carisma e qualidade ao interpretar o negro liberto que é sequestrado e feito escravo por 12 anos. Porém, não é dificil perceber que os coadjuvantes conseguem mais atenção do que ele em cena, principalmente Michael Fassbender, também indicado a melhor ator coadjuvante. 



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.