VILA DAS ARTES EXIBE CINEMA PARADISO

03 julho 2012

Em 1990 o longa Cinema Paradiso ganhou o Oscar de Melhor filme estrangeiro, sob a direção emocionante de Giuseppe Tornatore conta-se a história do garoto Totó e sua amizade com Alfredo, o senhor responsável pelas projeções no cinema da cidade. Os dois tecem junto o amor pelo cinema em uma amizade que perdura por anos, até Salvatore (Totó), já morando em Roma receber um telefonema de sua mãe dizendo da morte de Alfredo, fazendo-o a voltar em lembranças de um tempo em que fugir de casa e se refugiar no cinema era uma grande aventura. O filme que conquistou vários outros prêmios, além de tornar-se um hino de dedicação aos amantes da sétima arte será um dos longas apresentados no cine clube Cine da Tarde que acontece durante todas as quartas-feiras na Vila das Artes.

Confira a programação:

Dia 4- Copacabana (Direção: CarlaCamurati, Brasil - 2001)
As vésperas de completar 90 anos, os amigos idosos do fotógrafo judeuAlberto preparam uma festa surpresa, mas ele parece subitamente tomado pelopassado. E é de forma lúdica, poética e bem humorada que ele volta no tempo erelembra importantes fatos profissionais e afetivos de sua longa vida. Aospoucos, as lembranças afetivas, visuais e sonoras de Alberto e a história dobairro Copacabana se misturam.



Dia 11 - A Língua das Mariposas (Direção: José Luis Cuerda, Espanha - 1999)
Espanha, 1936. Moncho, um garoto de 8 anos, tem medo de ir para a escolaporque ficou sabendo que os professores batem nas crianças. Até que seu novoprofessor começa a dar aulas ao garoto em sua casa. Aos poucos, o meninoconhece o professor e fica fascinado por seu caráter e por sua sabedoria.Porém, quando explode a Guerra Civil Espanhola, o garoto desespera-se ao saberque seu mestre é perseguido.

Dia 18 - Cinema Paradiso ( Direção:Giuseppe Tornatore,Itália/França - 1988)
Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final daSegunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto(Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travaramizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava comcerta facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estesacontecimentos chegam em forma de lembranças.



Dia 25 - O Barato de Grace (Direção: Nigel Cole, Reino Unido - 2000)
Sinopse: Grace Trevethan (Brenda Blethyn) é uma viúva que está em sériosapuros financeiros. Seu marido (Bill Wheston) se suicidou recentemente e deixouuma série de dívidas que podem fazer com que ela perca a casa onde sua famíliavive há anos. Sabendo de suas dificuldades financeiras e também de suahabilidade como jardineira, seu empregado Matthew acaba lhe fazendo umaproposta insólita: que ela cuide em sua estufa de suas mudas de maconha. BrendaBlethyn recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz -Comédia/Musical. O filme recebeu uma indicação ao BAFTA na categoria de MelhorRevelação em Filmes Britânicos (Mark Crowdy) e ganhou o prêmio World Cinema, noSundance Film Festival.

A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. A entrada é gratuita. Mais informações pelo 3252-1444.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.