The Voice Brasil: A Vitória alheia

30 dezembro 2013
The Voice é um programa de estrutura e nacionalidade americana, não traduzir o título do "show" é o primeiro sinal de que vamos consumir algo que não é nosso, que não foi feito para gente. A referência "Brasil" inserida propositadamente após o título é apenas para nos dá uma leve sensação de que todos nós (unidade e conjunto) seremos representados pelos artistas que ali se apresentam. A Globo fez o programa impecável, a Rede Record não faria melhor e nem o SBT alcançaria tal perfeição. Porém, o diferente do programa original, o The Voice classifica-se como um show de calouros com aqueles cantores de barzinhos, que você, acha ruim ter que pagar couvert, e ainda pior, não tece os elogios de gratidão pela grande arte que eles trazem na garganta pelo único motivo que você, não dá nem a mínima para aquele que canta alto um sambinha carioca qualquer enquanto você toma sua cerveja no bar. Mas, quando ele é apresentado em um programa de tv, uauuuuuu, ele é sensacional. Nos Estados Unidos não, os cantores são pessoas comuns que se arriscam a subir no palco e mostrar sua voz, arrisco dizer que são aqueles que sobreviveram as eliminatórias doAmerican Idol.
Os jurados brasileiros recebem criticas de todos os lados, nenhum deles na verdade agrada, se é bom pra uns é ruim pra outro, na verdade eles são indiferentes para a maioria das pessoas.Brown é conhecido na Bahia, alguns nem sabiam quem era ele antes do programa, oDaniel de repente saiu do ostracismo e reapareceu, como se fosse o cantor de sertanejo mais escutado nos últimos anos, qual música dele vocêmais lembra? Lulu Santos é um artista vago, grande nos anos 90 e minoria na ultima década, Claudia Leitte vencida pela própria sorte, tenta aos poucos conquistar aqueles que não querem ser conquistados. Mas sabe o melhor? Todos eles merecem esta ali, o quarteto é sensacional, funciona muito bem. Daniel é sensato, Claudia extravagante, Lulu dono da verdade e Brown regionalista, eles representam tão bem os brasileiros, que nem os brasileiros reparam nisso. E por isso, criticam. 
O vencedor Sam Alves, crime de quem não torceu e ficou feliz com a vitória, e alegria de quem virou fã de uma hora pra outra. Nascido em terras brasileiras, Fortaleza sendo mais sensato, porém criado e crescido fora, Sam é um produto do nosso exterior, o The Voice Brasil premia quem canta Inglês, com letras e idioma que a maioria das pessoas que votaram não entendem nada. O cantor, que tentou emplacar no youtube, que participou fracassadamente de uma edição do The Voice nos EUA, recebe o título de melhor cantor do B-R-A-S-I-L.
Desculpem-me patriotas, amigos e fanzaços do Sam Alves, eu sei que a culpa não é dele, é nossa. Que valorizamos imensamente o produto enlatado, do que a carne fresca. Se ele venceu deve existir um por que, ele canta bem assumo, melhor do que alguns jurados, exato!
Fica o meu respeito pelo vencedor e minha vergonha pela vitória alheia.

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.