Guelã, Novo Álbum de Maria Gadú

27 junho 2015


Shimbalaiê é uma das canções mais doces de todo o repertório de Maria Gadú, disto não restam dúvidas ao mais humilde dos amantes da música popular brasileira, porém, em seu mais recente trabalho, Guelã, a talentosa paulistana apresenta uma face madura e mais tocante de todos os seus outros álbuns. O sentimentalismo que discorre pelos versos e acordes musicais de cada canção deste novo trabalho, interpretam uma jovem mulher que sabe dizer o que pensa e que pensa com a alma, Guelã é um album instropectivo dos sentimentos de MARIA GADÚ.

É um disco feito a pouquíssimas mãos. Trabalhei meticulosamente em cima dele dentro de casa, com preciosismo e cuidado. Não é um apanhado de canções, todas elas têm a ver entre si. Nos meus outros lançamentos, desde 2009, trabalhei com pessoas muito boas, mas desta vez senti a necessidade de me desafiar e ver quem eu era. Foi muito legal e diferente.  Nesse momento, eu sou exatamente o que está ali no disco”, disse Gadú em matéria especial para o lançamento do álbum na plataforma digital Deezer. 

Quando lançada o primeiro single de trabalho, Obloco, confesso que mesmo gostando da animada letra, fiquei apreensivo se não seria mais do trabalho mediano que ela havia produzido nos dois últimos discos. Surpresa boa foi quando um amigo me indicou a maravilhosa "trovoa" única música não assinada pela cantora no álbum, e sim por Maurício Pereira, que a lançou de uma forma menos intimista em 2012, em seu disco Pra Marte. Porém, Gadú entregou toda a sua voz e seu encanto para os versos poéticos e densos desta linda canção, que faço questão em postar para vocês.




As outras nove canções carregam toda a delicadeza do álbum, cada uma de sua forma, com sua melodia. "Tecnopapiro" alinha uma inteligente metalinguagem das diversas formas de tecnologia de comunicações e conhecimentos de nossa sociedade, claro que perfazendo um sentimentalismo amoroso, como uma declaração de amor tão sutil quanto a forma de encaramos o nosso próprio avanço. Tornando-se uma das músicas menos sérias e dolorosas de Guelã.




E para não entregar todas as surpresas do álbum, indico por último a canção que mais movimentou meus sentimentos, que de alguma forma, Gadú compôs e interpretou quase que exclusivamente para o momento em que a escutei, como se tivéssemos combinado tal liberdade poética.


Semi-voz foi escrita a três mãos por Maria Gadú, Maycon Ananias e James McCollum. Uma canção de amor, como deve ser, que coube direitinho dentro dos sentimentos guardados. 

Guelã já está disponível nas principais lojas, comprei o meu nas Lojas Americanas por R$ 24,90.

Para comprar, ouvir ou baixar, clique nos links abaixo:
iTunes: http://som.li/1SyCmGb
Google Play: http://som.li/1KhsYB7
Spotify: http://som.li/1AtxUCE
Deezer: http://som.li/1Aa9Dll
Rdio: http://som.li/1KuPidK
Napster: http://som.li/1Rh5osj



Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.