Netflix é Foda!

05 novembro 2015
Sempre tive o desejo (incontrolável) de escrever algo sobre o Netflix, o maior serviço de streaming de mídia do mundo, e recentemente, uma pesquisa da comScore, diz que 82% dos brasileiros entrevistados assistem via streaming, contra apenas 72% que continuam vendo a programação da tv. Então, chegou o momento certo? Quase, tenho mais motivos: o grupo Rede Globo, lançou também esta semana a sua plataforma de vídeos on-demand, com o Globo Play, onde toda a programação da emissora pode ser assistida a qualquer hora pelo usuário. A HBO, vem divulgando massivamente o seu HBO.Go e assim, aos poucos vão surgindo várias alternativas, e aos poucos (mas em ritmo acelerado) o telespectador transforma-se no dono da sua programação, sem intervalos comerciais, sem edições, com ou seu legenda, dublado ou não. E mesmo que essa variedade esteja caminhando para uma maior liberdade de conteúdo, sem dúvidas algumas, o Netflix chegou primeiro e sabe a receita. Netflix é foda. 

Primeiro, veio a oportunidade de mercado, Netflix surgiu e agradou aos americanos. A Ameaça dos canais de tv por assinatura e aberta, não fizeram nem cócegas, vivemos em um momento em que os serviços estão (e devem ser) cada vez mais customizados, os clientes sabem o que querem e somente eles podem se satisfazer, as empresas devem apenas dá as ferramentas necessárias para que isso aconteça, e conquistá-los para tornarem-os clientes fieis. Quando todos pensavam que a grande fraqueza da Netflix era possuir um catálogo de filmes e séries antigas, os famosos catálogos B das finadas locadoras, eis que a "bonitona" se posiciona novamente e produz séries próprias (acho que tem dedo do presidente Frank Underwood nisso) e disponibiliza a temporada completa de uma só vez: overdose de conteúdo inédito. E por último, qual é então a força de vendas da Netflix, o que a faz esse serviço ser tão elogiado, e por alguns até, glorificado, simples: Netflix é a evolução, é o futuro. Não existe mais vida sem netflix. 

A renovação constante no visual da marca também é percebível, nos últimos cinco anos a marca passou pelo menos por duas alterações grandes em seu visual, não necessariamente na sua identidade, mas a constante repaginação é um sinal de melhoria, já que embora não seja tão percebível por uma grande número de usuários, acontece aos poucos uma evolução na marca, e uma das maiores dela, acaba de acontecer. A Agência Gretel de Nova York, apresentou esta semana o novo (fodástico) branding Netflix. O chamado sistema de "pilha de cartões" será o padrão universal da marca, todos os 70 países que possuem o serviço devem receber um manual digital para a utilização do material, sendo esta pilha de cartões flexíveis, aplicaveis aos diversos meios de comunicação, em infinitas proporções e de diversas formas, com movimento ou estático, o sistema é expansivo e totalmente aberto a alterações sem modificações na estrutura base. 







A gretel também apresentou a nova tagline da marca: See What's Next. 
Tem como não amar esse trabalho?




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