Três meses depois, Feliz 2016!

09 março 2016

No final do ano passado, o vídeo Feliz 2016! do banco Itaú, foi sem dúvidas, um dos comerciais mais significativos do período. Hoje, três meses após todo o alvoroço dos sentimentos barganhados pelas festas de natal e ano novo, percebe-se como em dois minutos e cinco segundos uma das maiores instituições financeiras do Brasil conseguiu se relacionar de uma forma tão significativa com todos que assistiram tal vídeo.


A agência Africa, responsável pela construção do comercial, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Nova York, também é responsável por grandes outras campanhas de marcas brasileiras e internacionais como Budweiser, Brahma, Mitsubishi, Vivo e Gillette. O texto assinado pelo empresário e publicitário Nizan Guanaes, ficou impecável na voz confiante e amorosa da atriz Fernanda Montenegro. E é exatamente sobre esse maravilhoso conjunto de palavras, tão bem interceptadas e amontoadas em frases escritas por Nizan, que quero me deter.

A clareza do Marketing 3.0 contida em "feliz 2016" surpreende de uma forma avassaladora, todos os signos propostos por Kotler, estão presentes de forma explicitas: As forças colaborativas, culturais e espirituais são sem dúvidas os alicerces para que a profundidade do conjunto de imagens intercaladas ao texto de Nizan funcionasse tão bem, descortinando o posicionamento que o banco Itaú vem apresentando nos últimos anos.
Afinal, fomos nós que criamos a tecnologia para servir a raça humana.
A internet que nós criamos veio para melhorar e mudar muitas coisas,
mas tem coisas que ela não pode e não deve mudar.
Nossa sociedade é um resquício soberbo de uma era da informação, estamos mais conectados, mais interligados e melhor, expostos. Somos a evolução até mesmo do que achávamos que íamos ser, ultrapassamos nossas próprias barreiras. E continuamos desta forma, nos ajudando a chegar cada vez mais longe, mas e agora, no nosso presente, existe uma crescente necessidade de aproximação, e é dela que devemos cuidar, valorizar para que não acabe, que não seja massacrada pelos smartphones e tablets com 4G. O Afeto não pode e não deve mudar, não é Itaú?

O comercial, criativamente, expõe vários vídeos virais que durante o ano de 2015 receberam milhares de compartilhamentos, em sua maioria, de troca de carinhos, de afetos. Emotivos! O Itaú demonstra como o marketing espiritual é necessário, não por que emociona, ou chama a atenção, mas por que é nossa realidade, na desenfreada vida que levamos no cotidiano, o respiro que temos é quando percebemos a importância de quem esteve ao nosso lado durante os últimos meses, com quem trocamos sorrisos, abraços e palavras.
Que aí você vai ver que, de todos os aplicativos que nós fomos capazes de criar, nenhum é melhor que o aplicativo que você tem dentro de você chamado coração.
O apontamento sobre aplicativos que parecem ser indispensáveis na nossa correria diária, era necessário e foi muito bem colocado. O Cliente Itaú sendo direcionado a descobrir a linguagem digita(u) que o banco iria utilizar este ano, de forma inconsciente, mas agora, percebemos que foi bem explicita. Parabéns aos envolvidos neste grande job, que este seja apenas mais um no quantitativo de comerciais inteligentes que iram surgir durante todo esse ano.

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